Mauá realiza ‘Dia D’ de vacinação neste sábado

Por Portal Opinião Pública 20/08/2022 - 09:27 hs
Foto: Evandro Oliveira-PMM / Divulgação

Serão aplicados imunizantes das campanhas contra a pólio, multivacinação, gripe e Covid-19

Neste sábado (20) será realizado o ‘Dia D’ de vacinação em Mauá. Os pais ou responsáveis poderão levar as crianças e adolescentes para receber os imunizantes da campanha nacional contra a poliomielite (paralisia infantil) e de multivacinação, além das doses contra a gripe e Covid-19. Os locais serão as 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 9h às 16h.

A mobilização começou em 8 de agosto e vai até 9 de setembro. Visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, aumentar a cobertura vacinal para os imunizantes recomendados pelo PNI (Plano Nacional de Imunização) e atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes.

As crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias receberão a vacina contra a pólio via oral (gotinha). A multivacinação é direcionada a crianças e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias, protegendo de doenças como sarampo, rubéola, hepatite A, caxumba, febre amarela e meningite.

Aquelas com menos de 1 ano receberão a dose em atraso ou a vacina prevista na rotina para a sua idade. As crianças de 1 a 4 anos devem receber dose extra da vacina pólio oral, desde que já tenham tomado três doses da vacina inativada contra a pólio (VIP). Não há intervalo entre as vacinas de rotina e a da Covid-19.

O imunizante contra a Covid-19 está disponível para o público a partir dos 5 anos, e o da gripe para aqueles a partir dos 6 meses. As crianças de 3 e 4 anos com comorbidades, deficiência e TEA (Transtorno do Espectro Autista) já podem receber a vacina contra a Covid. É necessário apresentar laudo, exame ou receita comprovando a condição. Também é obrigatório levar o CPF da criança.

Os jovens e adultos também poderão ser imunizados contra a Covid e a gripe neste sábado. Basta apresentar documento com foto (RG ou CNH) e o cartão de vacinação com o registro das doses anteriores. Durante o 'Dia D' será realizada carreata percorrendo as principais vias da cidade para incentivar a população a se vacinar.